5 maneiras de amenizar os sintomas da menopausa

A menopausa é uma fase da vida da mulher que pode trazer diversos desconfortos e também causar desequilíbrios orgânicos. Essas...
5 maneiras de amenizar os sintomas da menopausa

A menopausa é uma fase da vida da mulher que pode trazer diversos desconfortos e também causar desequilíbrios orgânicos. Essas alterações complicam a saúde e ainda afetam o humor, interferindo em diversos aspectos da vida da mulher.

 

É por isso que, hoje, vamos compartilhar com você 5 formas de amenizar sintomas da menopausa para aumentar a qualidade de vida e o bem-estar nessa fase. Confira a seguir.

 

 

1. Incluir no cardápio os alimentos certos

Por meio da alimentação, é possível substituir os hormônios que ficam em falta durante a menopausa. Para isso, deve-se incluir no cardápio a soja e alimentos derivados dela, como sucos, carnes e farinhas, por exemplo. A soja é rica em isoflavonas, substâncias que cumprem essa função.

 

Alimentos diuréticos também ajudam a manter o organismo equilibrado e podem amenizar os sintomas da menopausa. Alguns exemplos são: alface, pepino, melancia e abacaxi.  Não devemos esquecer da água — que tem um papel essencial para manter o corpo em equilíbrio.

 

A semente de linhaça é mais uma aliada para amenizar sintomas da menopausa, pois é rica em ômega 3. Esse nutriente tem uma atuação efetiva no equilíbrio do organismo da mulher madura e ainda possui ação anti-inflamatória.

 

Além de consumir os alimentos certos, recomenda-se equilibrar toda a alimentação, fracionando-a em pequenas refeições. Os pratos devem ser variados, ricos em cálcio e fibras.

 

 

2. Evitar alguns tipos de alimentos

Para amenizar sintomas da menopausa, além de consumir os alimentos corretos, é preciso evitar aqueles que podem agravar os sintomas. Esse é o caso dos doces, alimentos gordurosos, frituras, ricos em sódio, industrializados e condimentados.

 

Também é recomendado evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de tabaco — hábitos que agravam os sintomas e desequilibram o organismo. Além disso, trazem problemas secundários como os cardiovasculares e linfáticos.

 

 

3. Adotar tratamentos homeopáticos e suplementos

Os tratamentos homeopáticos são outra opção para amenizar sintomas da menopausa. Chás como de folhas de amora, ginseng e ginkgo ajudam a restabelecer o equilíbrio hormonal e têm ação nos sintomas incômodos como os fogachos.

 

Os suplementos vitamínicos também são uma boa opção, no entanto, é sempre interessante consultar antes o médico ou nutricionista para que possa instruir sobre o método correto de fazer uso e se há necessidade real de consumo.

 

A suplementação de cálcio, vitamina D, do complexo B, ômega 3 e magnésio muitas vezes é essencial para o bem-estar e para a saúde.

 

 

4. Equilibrar as taxas de vitamina D e B12

Durante a menopausa, o corpo da mulher tem maior dificuldade em sintetizar o cálcio, o que pode resultar em problemas ósseos como a osteoporose. Por isso, além de enriquecer a dieta com cálcio, deve-se procurar tomar banhos de sol para obter a vitamina D, responsável por facilitar a absorção do mineral.

 

Já a vitamina B12, presente na proteína animal (carnes, ovos, leite), tem o importante papel de prevenir a anemia e também problemas cardiovasculares. Assim, deve fazer parte da dieta para amenizar sintomas da menopausa e prevenir suas complicações.

 

 

5. Praticar exercícios físicos

Os exercícios físicos têm dois papéis essenciais para mulheres na menopausa. Além de ajudar a controlar as taxas orgânicas de colesterol, diabetes, triglicerídeos e também o peso corporal, eles atuam como anti-estressantes.

 

Os exercícios ativam as substâncias que promovem sensação de bem-estar e, por isso, reduzem a irritabilidade, as variações de humor e favorecem a autoestima da mulher.

 

 

 

Fazendo tudo direitinho, é possível amenizar sintomas da menopausa e ter mais qualidade de vida nessa fase. Por isso, mude os hábitos que podem te prejudicar e adote aqueles que vão te devolver seu bem-estar e equilíbrio orgânico.

 

E aí? Gostou das informações? Então, compartilhe nas suas redes sociais, para ajudar  outras mulheres também!

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.