A Jordans Saúde trouxe algumas informações relevantes que no dia a dia ao serem aplicadas trazem excelentes resultados ao lojista na gestão comercial do seu empreendimento.
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O cliente é o nosso maior patrimônio, ele é quem norteia as nossas ações e sustenta todo e qualquer empreendimento. Saber entender a sua real necessidade não é uma tarefa fácil, porém algumas boas práticas como qualidade no atendimento são pré requisitos importantíssimos quando queremos tornar um negócio competitivo.
Para prestar um atendimento ao cliente de excelência, o empresário precisa pensar em duas características essenciais a essa estratégia. A primeira é ter uma tecnologia que o atenda de fato e a segunda é saber se relacionar bem com as pessoas.
Normalmente, os problemas que ocorrem no atendimento são mais relacionados à falta de experiência no trato interpessoal. A boa notícia que isso é algo relativamente fácil de ser corrigido: com alguns treinamentos e dicas, você vai conseguir se relacionar melhor com os seus clientes.
Veja abaixo três dicas que vão ajudá-lo a prestar um bom atendimento ao cliente na sua loja. Fique atento, porque essas questões são essenciais para a conquista de novos clientes e para a fidelização dos antigos.
1. Tenha foco no cliente
A primeira dica essencial é que você precisa ter foco no cliente. E isso significa que, se alguma pessoa chegar à sua loja, você precisa parar tudo o que estiver fazendo na hora para atendê-la da melhor forma possível.
Ou seja, não existe fornecedor, telefonema importante, arrumação de estoque ou organização de loja. Se o cliente chegou, ele precisa ser atendido no mesmo segundo.
Quem fala isso é um dos principais especialistas em vendas no Brasil, Marcelo Ortega. Ele afirma que na crise atual que o Brasil vive, esse tipo de estratégia precisa ser mais utilizada ainda. “Esse é o momento para esquecer do produto, porque ele pode ser copiado, equiparado ou reinventado e o foco tem que ser no cliente”, confirmou o profissional em uma palestra ao Sebrae em Salvador.
2. Aja sempre com respeito e educação
Por mais que você esteja estressado, com raiva de algo, ou que o cliente não seja daqueles mais legais, é necessário agir sempre com educação, cordialidade e respeito.
Mais do que isso, é preciso que você conheça o cliente e fale a língua dele. Isso será mais fácil conforme se adquire experiência no trato direto com o consumidor. Só de ver um cliente entrar na loja, você já perceberá como deve ser a conversa com ele.
Como disse a empresária Luiza Trajano, o bom relacionamento é essencial para a empresa ter sucesso no mercado. “Quem paga nosso salário é o cliente. Ele é o nosso patrão. Eu passo 50% do meu tempo cuidando de atendimento. A estratégia nasce é na ponta”, afirmou a dona do Magazine Luiza em uma entrevista à ONG Na Prática.
3. Invista em ferramentas essenciais para o atendimento ao cliente
Você precisa ter um contact center na sua loja, ou seja, disponibilizar canais de atendimento eficazes para os clientes.
Ter um telefone fixo, por exemplo, gera credibilidade por ser o meio de comunicação mais formal que existe. É o que ocorre também com o e-mail, por exemplo.
Além disso, é recomendado investir nas redes sociais, dentre as principais podemos destacar algumas delas:
Facebook: é necessidade para qualquer empresa, por ser a rede social mais popular no país e de fácil manutenção, é fundamental manter os dados atualizados e divulgar novidades do seu empreendimento.
Instagram: é uma ferramenta útil por ser uma rede com forte apelo visual, a comunicação por lá se dá de maneira mais simples e rápida, dependendo do perfil do seu cliente, é um ótimo meio para divulgar seus produtos, no caso de uma loja de produtos alimentícios, cosméticos ou até mesmo roupas, vale a pena apostar no Instagram.
WhatsApp: pode ser uma ferramenta muito útil para um pequeno empreendimento, já que é de fácil acesso e a comunicação é direta e objetiva. A Jordans Saúde utiliza o whatsApp com frequência por causa da sua versatilidade em termos de conteúdo a ser trabalhado. Ações como o envio de mensagens de texto, imagens e até mesmo vídeos nos proporciona melhor comunicação com os nossos parceiros e podemos estabelecer um retorno rápido e eficaz.
Aproveite essas redes e ferramentas que proporcionam uma interação direta com o consumidor para divulgar promoções, lançamentos e novidades, sempre com muito bom senso para que o cliente não se sinta incomodado com o excesso de mensagens.
Você ainda tem alguma dúvida sobre como prestar um bom atendimento ao cliente? Tem alguma dica de atendimento para compartilhar? Deixe o seu comentário!