5 dicas para reduzir custos em pequenas lojas

Em tempos de crise econômica, muito se fala em reduzir custos em pequenas lojas. Isso se dá pelo fato de...
5 dicas para reduzir custos em pequenas lojas

Em tempos de crise econômica, muito se fala em reduzir custos em pequenas lojas. Isso se dá pelo fato de os lojistas precisarem economizar em algumas coisas para poder ter mais lucro e até mesmo investir no estabelecimento, oferecendo melhorias ou novos tipos de produtos para os clientes.

 

O grande X da questão está em saber quais são as despesas e custos que podem ser cortados ou reduzidos sem afetar a qualidade dos serviços oferecidos. Foi pensando nisso que elaboramos uma lista com 5 dicas para você. Confira a seguir.

 

 

1. Estabeleça uma meta de redução

Você conseguirá reduzir os custos da sua loja mais facilmente se tiver uma meta para cumprir. Para isso, é recomendado que, quando for realizar o fechamento de caixa de um determinado mês, observe todos os gastos que ocorreram e estabeleça uma quantidade para reduzir.

 

Deve-se, no entanto, ter o cuidado de não estipular metas impossíveis de serem cumpridas. O ideal é que você permaneça em casas entre o 5% e 10% e assim garantir o bom atendimento aos clientes.

 

 

2. Não descuide do controle de estoque

 

Os estoques devem ser muito bem administrados em lojas de qualquer segmento. Somente isso já pode contribuir para uma boa redução de gastos. É fundamental, por exemplo, que os produtos com maior giro tenham mais unidades em estoque do que outros que têm pouca saída.

 

Além disso, recomenda-se a adoção da técnica PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai), de modo que os produtos que entram primeiro no estoque devem ser os primeiros a serem colocados à venda para os clientes. Desse modo, evita-se que um produto perca o prazo de validade enquanto estiver em estoque, por exemplo.

 

 

3. Automatize os processos da loja

Em pequenos negócios, ainda é comum que os proprietários pensem que contratar um software de gestão é algo desnecessário, sendo recomendado apenas para grandes empresas. Entretanto, isso é um mito e se você também pensa assim, precisa rever os seus conceitos.

 

Com um software de gestão, é possível fazer rapidamente o fluxo de caixa, controle de estoque, controle do relógio de ponto com registros das entradas e saídas dos funcionários, entre outras funções. Tais funcionalidades fazem com que o tempo seja otimizado e podem até diminuir a quantidade de profissionais necessários para a sua loja, diminuindo assim os gastos com folha de pagamento de pessoal.

 

 

4. Negocie com fornecedores

É importante que você tenha um bom relacionamento com os fornecedores de produtos e serviços da sua loja. Somente assim poderá renegociar prazos, a título de exemplo.

 

Antes de fechar um negócio, é sempre importante verificar todas as cláusulas do contrato. Recomenda-se sempre optar por trabalhar com empresas que primem pela ética e negociação responsável.

 

 

5. Terceirize algumas tarefas

Terceirizar aquilo que não é da sua competência pode ser uma boa ideia para diminuir os gastos em pequenas lojas. Isso porque você deixará de perder tempo fazendo aquilo que não sabe ou até mesmo fazendo algo de forma errada e gerando retrabalho.

 

Assim, tarefas como a segurança, a limpeza, o marketing, entre outras, podem ser terceirizadas para empresas que são especialistas nessas áreas.

 

 

 

Conseguiu entender como reduzir custos em pequenas lojas? Caso tenha ficado com alguma dúvida ou tenha mais dicas sobre isso, deixe um comentário no espaço abaixo.

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.