Gravidez, menopausa, estresse, uso de anticoncepcionais e a má alimentação estão entre os fatores que podem levar a um desequilíbrio hormonal. Quando isso ocorre, há tanto desgaste físico como emocional.
No mercado, existem diversos medicamentos para manter o equilíbrio hormonal. No entanto, uma das formas de ajudar a manter o equilíbrio é consumir alimentos saudáveis. Além disso, opte pela suplementação nutricional, pois ela não causa efeito colateral.
Precisamos ser sinceros: se você quer cuidar da sua saúde, reduza o consumo de carne vermelha, açúcar, gordura, entre outros alimentos perigosos.
Neste artigo, separamos ótimas opções para ajudar a controlar o seu equilíbrio hormonal utilizando alimentos saudáveis.
1. Óleo de coco
O primeiro alimento da nossa lista é o óleo de coco. Ele contém um alto teor de ácido láurico, que, além de regular os hormônios, melhora a aparência da pele. Segundo profissionais da saúde, para obter esses benefícios, basta consumir 1/4 de xícara de óleo de coco por dia.
Esse alimento também protege o organismo de vírus e bactérias e potencializa o metabolismo. Para completar, aumenta a nossa energia para encararmos os desafios do dia a dia com mais disposição.
2. Vegetais antioxidantes
Ao fazer a compra do mês, não se esqueça de incluir os vegetais antioxidantes em sua lista de alimentos. Aqui, o segredo é optar sempre pelos mais verdes, especialmente se for mais escuro.
Entre os vegetais dessa categoria, podemos indicar.
- Aspargos;
- Brócolis;
- Espinafre;
- Couve;
- Repolho;
- Pepino;
- Coentro;
- Salsão.
3. Ervas e especiarias medicinais
O lado positivo de alterar a nossa rotina alimentar é que esse processo não traz consequências dolorosas para o corpo.
Ao modificar nossa alimentação, nos beneficiamos com um cabelo mais bonito e saudável, a autoestima sempre elevada; um ciclo do sono melhor, o ciclo menstrual controlado e todo o nosso organismo equilibrado.
Portanto, veja abaixo quais são as ervas e especiarias medicinais que você pode incluir em seu cardápio.
- Canela;
- Cúrcuma;
- Pimenta de Caiena;
- Cominho;
- Alho;
- Gengibre.
4. Gemas de ovos
Contém várias vitaminas e minerais, entre os quais: A, D, E, B2, B6, B9, ferro, cálcio, fósforo, potássio e colina.
As gemas de ovos possuem uma importante mistura de iodo e colina, que são responsáveis por manter a saúde da tireoide.
5. Oleaginosas
As oleaginosas são ótimas opções para controlar o apetite quando surgem as ânsias relacionadas com as alterações hormonais. Essa dica é ideal para você que gosta de consumir amêndoas e nozes.
6. Peixes
Durante a menopausa, é comum ocorrer um desequilíbrio hormonal e pequenas alterações em nossa pele. Para evitar esses efeitos, consuma mais peixes.
Os peixes gordurosos são ricos em ômega 3 que contribuem para o equilíbrio hormonal, reduzindo os sintomas desconfortáveis próprios da alteração hormonal. Como exemplo temos a sardinha, arenque e salmão.
7. Manteiga de creme pasteurizado orgânico
Para finalizar essa lista, sugerimos a manteiga. Ela é um ótimo alimento para os hormônios porque contém vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos saudáveis.
No entanto, vale um importante alerta: a melhor manteiga é aquela oriunda de leite de vacas alimentadas de forma natural, ou seja, sem o acréscimo de hormônios de crescimento.
Após acompanhar essas dicas, você irá contribuir com seu equilíbrio hormonal. No entanto, procure um nutricionista para lhe ajudar a desenvolver a rotina alimentar ideal para o seu estilo de vida.
Aproveite a oportunidade e compartilhe este artigo para que outras pessoas possam conhecer quais são os alimentos mais indicados para o equilíbrio hormonal.