Marketing para farmácias: precificação e promoção

A gestão de um negócio do ramo de farmácias possui particularidades que são muito sensíveis e importantes de dominar.  ...
Marketing para farmácias: precificação e promoção
A gestão de um negócio do ramo de farmácias possui particularidades que são muito sensíveis e importantes de dominar.

 

As motivações e características do público desse segmento estão profundamente relacionadas à saúde e ao bem estar das pessoas, ou seja, é prioritário e íntimo. Então, o marketing para farmácias é uma ferramenta importantíssima para compreender e alcançar essas pessoas e é esse entendimento que poderá elevar as vendas de seu negócio.

 

Um bom ponto de partida para a definição de uma estratégia de Marketing de sucesso relaciona e otimiza os chamados “4Ps do MKT” — Produto, Preço, Praça e Promoção.

 

Ficou curioso? Acompanhe o post que preparamos!

 

Antes de tudo: conheça seu público!

O passo anterior à definição de estratégias de marketing para farmárcias e que deve estar na ponta da língua: quem é seu público?

Entender e definir quais são as características daqueles que consomem seus produtos impacta fortemente em todos os demais processos da empresa.

Seu cliente busca preços baixos? Há mais clientes constantes ou esporádicos? Eles compram diretamente na loja ou pedem pelo telefone/internet? Ter informações assim possibilitará ao empreendedor definir com segurança seus pontos fortes e fracos.

 

 

Produto

As farmácias não comercializam medicamentos, elas oferecem soluções para dores, doenças e angústias dos clientes.

Essa distinção é fundamental porque não adianta oferecer um produto de qualidade, pelo melhor preço, com toda a facilidade possível se, no fim… Não é a solução para o que o cliente precisa.

Esteja atento e monitore o movimento da loja para conhecer essas necessidades mais recorrentes. Com isso, é possível pensar em estratégias direcionadas e com maiores chances de sucesso.

 

Preço

Como estamos falando de soluções para problemas realmente prioritários para os clientes, o preço deve ser percebido como um valor justo.

Na ânsia de obter sempre preços muito baixos, um erro recorrente nas farmácias é a troca constante de fornecedor. Na verdade, é com o tempo e com uma confiança entre varejista e fabricante que os preços podem ser melhor negociados. Então, encontrar um bom parceiro e manter uma relação de longa data com ele é a melhor estratégia para conseguir bons preços;

Além disso, os próprios clientes acabam se afastando de lugares em que os preços flutuam muito em pouco tempo. E o seu objetivo é justamente fidelizá-los, certo? Quando o assunto é saúde, confiança é palavra de ordem.

 

Praça

Um jeito melhor de entender o conceito de Praça é pensar no acesso dos clientes aos produtos e serviços que necessitam.

Então, quando você dá um destaque ao número de telefone de sua loja na página virtual da empresa, você está investindo em praça.

Outras ações que puderem ser feitas para otimizar a chegada do cliente à loja e/ou dos produtos ao cliente. Ao pensar sobre esse quesito, entender o entorno e os recursos disponíveis é essencial.

 

Promoção

Outro comportamento peculiar de clientes de farmácias é o profundo conhecimento do preço dos medicamentos que precisam consumir periodicamente.

Então, vale mais a pena lutar por um bom preço em medicamentos de uso constante em vez daqueles de uso episódico. Os remédios genéricos também têm uma procura maior entre os clientes e, ao mesmo tempo, os fabricantes são obrigados por lei a dar um desconto percentual maior para os varejistas, em comparação com os medicamentos de referência.

Nesse momento, volta a ser importante o conhecimento do público e das necessidades que possui, pois é isso que definirá o que não pode faltar em estoque.

Hoje em dia, a internet é uma ferramenta eficiente para fazer a promoção daquilo que uma determinada empresa oferece e, assim, conseguir diferenciá-la dos concorrentes.

Com um pouco de investimento financeiro em plataformas como o Facebook, por exemplo, é possível alcançar um grande número de pessoas. Vale muito a pena se capacitar em estratégias de promoção digital.

 

Esperamos que este material tenha ajudado você a começar a pensar sobre como o marketing para farmácias é sim uma ferramenta muito potente. É claro que esta é apenas uma breve introdução.

 

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